SALVAÇÃO
Por Neusa Dias
“E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus saiu adiante de ti a ferir o exército dos filisteus” (I Crônicas 14:15).
Não importa qual seja o regimento do soldado, qual seja sua patente no exército, a habilidade de atentar tudo à sua volta é um exercício constante de sua missão, tanto em batalha quanto em vigília.
Todo bom soldado tem percepção aguçada, afiada, seus sentidos naturais são treinados a serem aliados indispensáveis na sua função em batalha. Mas antes, no mundo espiritual é assim, o soldado – O ATALAIA – tem seu posto elevado, sobre ele pesa a responsabilidade da vigília, da atenção, do cuidado, do zelo pelo posto que ocupa.
Diz a Palavra de Deus: ‘‘Contudo, se o atalaia não tocar o Shofar, a trombeta, ao notar que a espada vem chegando, e o povo não for avisado, e a espada vier e ferir alguém de morte, esta pessoa terá morrido por causa da sua iniquidade, todavia, Eu considerarei o atalaia responsável pelo sangue daquela pessoa” (Ezequiel 33:6-8).
A posição de atalaia é revestida de plena responsabilidade em vigiar pelo perimetral do seu alcance. Por isto, quando ouvimos sobre atalaia, nossa memória é ativada, imediatamente, às torres de vigia, às grandes muralhas fortificadas com soldados à espreita em lugares estratégicos, para confundir a visão do inimigo. E o campo de vista, o alcance da visão do atalaia, precisa ser longínquo, ampliado a enxergar o inimigo à distância, “Por isto é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Efésios 5:14).
Na Bíblia existem vários textos relacionados à atalaia.
O sinônimo deste substantivo e seus gêneros, biblicamente, são, sentinela, guarda ou vigia.
Assim como esses anunciavam qualquer suspeita de ataques ou invasões inimigas, a esses homens de expressão canônica também foi dado o encargo de proclamar a Palavra de Deus a Seu povo. Eram eles a realidade do cuidado e amor de Deus para com Seus filhos.
A configuração visual da função de atalaia se deu no âmbito congregacional com o povo de Israel.“Filho do homem, disse ele, eu fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência” (Ezequiel 3:17).
Sejamos atalaias o tempo todo em todo lugar, cuidando em especial de nossa família nesse novo ano que chegou, ano da esperança, ano da ARCA DA ALIANÇA, onde tudo renasce e floresce, como aconteceu com a vara seca de Arão dentro da Arca, segundo a Palavra de Deus, “Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas” (Números 17:8).
© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados