Nos diz a Palavra de Deus que Rebeca era estéril, e que Isaque, a exemplo de seu pai Abraão, orou a Deus e foi por Ele atendido, e Rebeca finalmente engravidou.
É cultura em Israel planejar o nascimento e a criação dos filhos. Rebeca, percebendo agitação em seu ventre, notou que ali havia um mistério, e ao orar a Deus Ele lhe revelara que no seu ventre haviam duas nações, e que o maior serviria ao menor, “E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor” (Gênesis 25:22-23).
Esaú, por ser o primogênito, tinha direito a receber a herança de Abraão que viria de seu pai Isaque, a herança da promessa “…farei de ti e dos seus descendentes uma grande nação e por ti serão abençoadas todas as famílias da terra…” (Gênesis 12:3).
Por direito, a herança era de Esaú, mas Deus inverteu a fila. Se você não tem direito a nada, e na sua casa é sempre o último, o rejeitado da família, hoje o Espirito de Deus lhe revela que Ele lhe escolheu e lhe chamou para ser grande, ser o primeiro. Jacó era o menor de sua casa, e todo investimento que seu pai fazia era para favorecer ao seu filho preferido, que não era Jacó. Porém havia um mistério que Deus revelara a Rebeca antes do nascimento; o escolhido de Deus para receber a promessa seria o menor e não o maior.
Sabedora da promessa de Jeová, Rebeca sabiamente instrui o filho a agradar ao pai para receber a imposição de mãos em sua cabeça, lhe confirmando o recebimento da promessa de Deus dada a Abraão para ser passada de geração a geração.
Quero hoje pontuar dois mistérios revelados nesse fato tão importante que lemos em Gênesis. Primeiro, que Deus muda a sorte do condenado a ser o último.
Importante entender que Deus só inverte a fila para quem está na fila, “Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 20:16).
Segundo ponto importante, uma mãe sábia, e fiel a Deus, aconselha e instrui seu filho a andar no caminho do sucesso, afinal a missão dos pais que amam seus filhos é dar a eles ânimo, incentivo, para vencerem, “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Colossenses 3:21).
Destruir os sonhos de um jovem é roubar-lhe o ânimo. A maioria dos jovens que caem nas drogas caem porque perdem o ânimo para sonhar.Incentive seu filho, sua filha, a vencer; seja amigo, amiga, de seus filhos.
© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados