CONDUZINDO FILHOS E NETOS A VIDA CRISTÃ

SALVAÇÃO
Por Neusa Dias

“…pela recordação que guardo de sua fé sem fingimento a mesma que habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice” (II Timóteo 1: 5).
Por que o apóstolo não fala aqui do pai do jovem Timóteo?
No livro de Atos, capítulo 16 versículo1 nos deixa conhecido de que chegando, Paulo e Barnabé na província romana na Galácia, nas cidades de Derbe e Listra, na igreja, Timóteo demonstrava já um chamado para a Obra, e Paulo ouvindo seu bom testemunho o chamou para ser acompanhante dele no evangelismo por onde o Espírito lhes enviasse, chamado que, certamente Timóteo já ansiava por ele, “Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego” (Atos 16:1).
Então, Timóteo é “produto” de um lar onde a mãe é cristã e o pai incrédulo, e por conta disso Paulo não diz que Timóteo aprendeu as Escrituras com seu pai, pois seu pai não acreditava em Jesus, mas sua mãe e sua avó sim, elas criam em Jesus; eram cristãs. A isto se refere Paulo em II Timóteo 3:14 quando mais tarde, nunca desamparando seu discípulo o estimula a permanecer na fé que aprendeu desde quando no colo da mãe.
A mãe de Timóteo o ensinava as sagradas escrituras; ela o preparou desde criança, ensinando-o a amar a Obra de Deus, lhe conduzindo ao Caminho seguro da salvação, que somente pela fé ele alcançaria. E nisto, ela, sabiamente, ensinou seu menino a ser terra fértil para a Palavra que salva; para o ministério que mais tarde ele iria exercer.
Imagine quantas petições aquela mãe rogou a Deus por seu filho; o quanto a avó de Timóteo o amava, contando-lhe sempre as histórias de árdua luta, de enfrentamento a grandes perigos, que o apóstolo Paulo havia vivido por amor ao evangelho.
Eu imagino o pequeno Timóteo vidrado nos gestos de sua amada avó, que, lhe contando as histórias, o inseria naquela história fantástica do apóstolo Paulo que outrora era um perseguidor, mas a história que laçou seu coração era a história do Galileu, e toda vez que ela contava sobre Jesus ele era envolvido por uma força inexplicável que o conduzia num caminho excelente.
A história do apóstolo Paulo incitava Timóteo a lembrar-se do caráter cristão e integro de sua mãe, e de sua avó, e então se agarrava às Escrituras como elas o ensinaram, “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado…” (II Timóteo 3:14).
E então vêm as palavras cruciais se referindo de volta a Loide e Eunice: “…sabendo de quem tens aprendido.”
O apóstolo de Jesus Cristo, nesse texto, confere à maternidade, e aos avós, na criação das crianças, uma grande homenagem. E nisto está a alegria em educar também na fé.
O ensino cristão não se limita ao lar, mas confirma-se no Santuário de Deus onde há salvação, porque, fora da igreja não existe salvação.