AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
Por Bárbara Barcellos
Com os meus trinta e poucos anos de vida, não vivi muito ainda, mas já o bastante para receber da vida alguns “NÃOS”. E lutei muito para transformar muitos desses “nãos” em “sins”, e alguns eu consegui. Mas, houve “nãos” que não consegui transformar, e precisei compreender e aceitar. Afinal de contas, Deus tem sido muito generoso para comigo. E aprendi a não reclamar, mas a lutar para merecer do Céu as promessas do Pai.
Pare e reflita: Você costuma dar NÃOS aos seus filhos? Saiba que os “nãos” dado pelos pais, com amor, é educativo e preventivo.
É preciso saber dar NÃO aos nossos filhos, para que eles o recebendo nos obedeça, nos respeite e nos ame, com a mesma intensidade de quando se recebe um SIM.
Agora imagine você estar no supermercado com seu filho e ele chorar, e espernear, por que você não pode (ou não acha conveniente) dar a ele o que ele quer no momento; então sua reação, a princípio, é pedir-lhe que pare de chorar e que se comporte; mas sua reação pode dar a ele ainda mais “gás” para gritar e espernear; o que fazer?
Saiba que muitos pais passam por situação semelhante, e se sentem bastante constrangidos, principalmente, quando de repente, em casos como este, o filho, na última tentativa de ganhar o que quer, a qualquer custo, ainda grita a seguinte frase: “Você não gosta de mim”. Seu coração então parece se partir. Quero falar hoje sobre amor e respeito.
Amor é tudo o que os filhos querem dos pais, e respeito é tudo o que os pais esperam dos filhos.
Diz a Palavra de Deus, aos filhos: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).
Honrar é respeitar, independente da razão.
Diz a Palavra de Deus, aos pais: “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Colossenses 3:21).
Observe que nossa missão é incentivar o ânimo em nossos filhos; incentiva-los a sonhar e a realizar seus sonhos, não impondo para eles regras, suficientemente duras, que os desanimem de sonhar, e de ver pela fé.
Dizer “não” a uma criança, olhando nos olhos dela, com amor, faz com que ela se sinta segura, mesmo sem o “sim” que ela gostaria de ter, e ainda te respeite pelo respeito que você demonstra ter por ela. Nunca minta, principalmente, para uma criança, ou adolescente, pois eles têm um excelente “detector” de mentiras em seu cérebro. Seja verdadeiro com as crianças e elas irão te amar e te respeitar.
Filhos são herança de Deus para nós, por isso, a nossa responsabilidade em cuidar desta herança e fazer com que ela prospere é muito grande, e especial.
Criar filhos na presença de Deus é empreendimento de fé, “Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja escravo, seja livre” (Efésios 6:8).
© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados