A responsabilidade de um profeta

Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; 2 Crônicas 20:20B

 

A responsabilidade do profeta é muito grande. O profeta dará conta das almas de todos os que vivem em seus dias e viverão depois dele. Ele é ligado a  Deus  e foi chamado para ser o representante do Reino dos  Céus. Observe as 7 funçoes do profeta:

Um profeta fala por Deus.

Um profeta revela a seu povo os planos de Deus

Um profeta da direção a quem entrou na luta.

Um profeta encoraja na hora da luta.

Um profeta reprova o pecado.

Um profeta ensina seu povo.

Um profeta opera sinais.

A sua função lhe dá o direito de receber os segredos do Senhor, pois está afinado com Deus para saber se o que lhe foi revelado deve ser entregue, onde, quando e de que maneira. A sua missão é velar pelo andamento da obra divina,  e entregar a revelação, ainda que isso custe sacrifício.

O profeta é servo de Deus e, como tal, precisa estar constantemente aos pés do Criador. Sua vida é uma das mais preciosas aos olhos dEle por ser a pessoa de quem todos – salvos ou perdidos – escutarão a mensagem divina. Se ele se envolver nos negócios desta vida, falhará, pois seu ministério não terá a repercussão que deveria  (2 Timóteo 2.4 – Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.).

Deus opera por intermédio de Seus profetas. Como Gade. O segundo sucessor do profeta Samuel. Seu nome vem do hebraico ”gâd” que se traduz “sorte”.  Ele teve um ministério muito importante na vida do rei Davi. Quando Davi escondia-se no lugar denominado “Caverna de Adulão”, fugindo da fúria do rei Saul, Gade o aconselhou a voltar à cidade de Judá, (1º Samuel 22.4 – Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete). Pois já era chegado o momento de usar o poder que ele havia recebido e tomar posse daquilo que Deus havia lhe dado.

Mas mesmo o Rei Davi precisava estar atento a batalha espiritual que travava, quando o próprio diabo criou uma situação para que o Rei Davi confiasse mais em sua força e quantidade e afrontasse a Deus , presunçosamente, fez um censo do povo de Israel, Deus, por meio do profeta Gade, apresentou a Davi a solução (2 Samuel 24:18 – E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu), A eira de Araúna, onde os bois malhavam grande quantidade de trigo, ficava exatamente no monte Moriá, o lugar onde Abraão levou seu filho Isaque para ser ofertado a Deus.  Somente depois do sacrifício de Davi a praga cessou.

Deus ordena a Davi que construa um altar em Araúna, um lugar de sacrifícios e intercessão em favor de Israel. E Davi obedece. Compra a eira e prepara caminho para que Salomão construa ali um grande templo (I Crônicas 3:1)

Deus revela ao profeta o lugar para o sacrifico, pois, um profeta reconhece o terreno espiritual que a batalha tem que ser travada e que somente quem esta envolvido, no caso Davi teria que sacrificar, Gade não podia “passar a mão na cabeça de Davi, só por ser ele Rei ou pelas vitorias que ele já havia alcançado. (2 Samuel 24: 23, 24 – Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta ciclos de prata.)

Um altar teria que ser levantado, pois somente no altar pode ser colocado o sacrifício (2 Samuel 24: 25 E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.)

A eira, assim, torna-se um lugar de arrependimento e oferta. (“E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. ” Gênesis 22: 14)

Davi era um lutador, um guerreiro, que precisava da direção de um PROFETA, alguém tomado por Deus para dar a direção sobre o que fazer. Assim como um paciente não pode se automedicar, ou uma família não pode comprar armas achando que ira se proteger, se alguém que entende de segurança não lhe orientar um PROFETA precisa dar o Norte. Indicar um caminho.

Assim foi na antiga aliança, assim acontece na nova aliança que vivemos, a era da segunda gloria. A porção dobrada do Espirito que vem sobre todo aquele que ouve a voz do Escolhido de Deus.  (1 Pedro 1: 12 – 13 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;)

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados