PRIMÍCIAS – O primeiro princípio espiritual

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:21).

O que Abel, Abraão, Davi e a viúva citada no Novo Testamento tinham em comum? Porque todos eles em diferentes épocas e situações chamaram atenção do plano espiritual de tal forma que trouxeram o prazer de Deus, a alegria de Deus em suas vidas?

Todos eles tinham a revelação do que era prioridade. Algo mais forte do que uma obrigação ou um ato cerimonial. Dentro do coração deles havia uma conexão forte com a verdadeira adoração.

Todos eles priorizaram o Reino dos Céus através do fruto de suas mãos, todos eles chamaram a atenção do céu, não com orações, não com canções, mas com a ação real de contribuir para a obra de Deus na terra:

Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: ‘Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver’”. (Marcos 12: 43-44)

Desde Abel, que dos seus primeiros frutos agradava a Deus com suas primícias, passando por Davi que desde a juventude priorizou a vontade de Deus em suas ações, vemos o princípio mais sagrado quando o Próprio Deus deu o melhor do céu, AS PRIMÍCIAS DO CÉU para estabelecer definitivamente o Reino dos Céus na terra:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

O PRINCÍPIO ESPIRITUAL DAS PRIMÍCIAS É UM PRINCÍPIO REVELADO POR DEUS PARA SEUS VERDADEIROS ADORADORES. PORQUE SEMPRE PARA DEUS, NO INÍCIO DE QUALQUER PROJETO, ELE SEMPRE DAVA O MELHOR.

Deus deu ordem ao povo de Israel para consagrarem a Ele o que era o primeiro. Por isso o povo de Israel tornou-se a PRIMICIA DE DEUS NA TERRA.

“Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.” Romanos 11:16.

Se a raiz for santificada (a parte mais importante, é a que surgiu primeiro na formação da planta) os ramos e tudo o que surgir depois dela também será santificado.

Entregar a Deus o que é primeiro, é uma semente para entrar nas bênçãos dEle.  Deus fez uma promessa a Abraão e sua descendência. Portanto, Deus, que se move por seus princípios, pediu a Abraão o primeiro fruto da sua descendência: Isaque. E depois, passou a defender toda a descendência de Abraão como se todos fossem aquele primogênito.

Se do que temos, entregamos o que é primeiro a Deus, separamos em nossos corações um lugar de honra para Ele, e a recompensa deste ato são celeiros fartos e transbordantes.

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda. E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Provérbios 3:9-10.

Quando damos nosso melhor, como primícias, a nossa vida passa a ser guardada de forma especial. 

Por isso Jesus nos revelou a buscar o Reino em primeiro lugar.  Primeiro Deus, primeiro o Reino, primeiro as coisas sagradas de Deus.  

 

Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

 

Deus não trata todos da mesma forma, imagine alguém ser desprezado por Deus. Caim sentiu tristeza porque sua oferta não foi aceita por Deus. Sua maneira de tratar a Deus foi levar de sua lavoura o resto que havia sobrado e ao invés de sentir alegria, sentiu tristeza.  Ao contrário de Abel, que teve alegria de ver Deus aceitar sua primícia.

“Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”. 1 Samuel 2:30

Primícia é o alicerce de tudo, quem sabe valorizar a Deus, terá um ano de bençãos. Não podemos honrar a Deus com nossos lábios e desonrá-lo com nossas atitudes.

O princípio da primícia atrairá o princípio da honra de Deus não só para os sacerdotes (pastores, bispos e apóstolos), quando vem a revelação das primícias, vem também à revelação da honra aos pais, aos maridos, às mães, às esposas, aos irmãos mais velhos, aos líderes, enfim, a todas as autoridades.

Primícias significa literalmente: primeiros frutos. Precisamos frutificar, para darmos os primeiros frutos, precisamos plantar e colher. Deus tem esse propósito para cada pessoa: uma grande a abundante colheita. Faça o propósito de ser fiel das primícias.

Vamos viver a bênção do Senhor sobre a nossa casa, e, todas as demais coisas, o Senhor nos acrescentará.

O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ!

Por Bispo Gilberto Gomes

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados