O éfode de autoridade espiritual, o talit vermelho dos vencedores

O ÉFODE DE AUTORIDADE ESPIRITUAL, O TALIT VERMELHO DOS VENCEDORES

Éfode é a  veste sagrada usada pelo sacerdote (Êxodo 28:6-12), e revela a sua vocação e reverência,  (1 Samuel 2:18,2814:3). Deixando claro para todo o povo, que quem o usa tem Autoridade dada por Deus para representá-Lo onde for.

O éfode foi usado pelo profeta  Samuel, grande autoridade espiritual para todo o povo, e também por Davi (2 Samuel 6:14) em momentos de grande festa e louvor a Deus, mas também em momentos de grande luta e batalha pela sua família e pelo seu povo (1 Samuel 30: 1- 8). E também por Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mateus 14:36 e Marcos 6:56) nos falam que muitos buscaram tocar o Talit (manto) de JESUS, para que fossem curados.  O povo judeu nos dias de Jesus entendia que quando um homem ungido por Deus usava um Talit, o poder de Deus estava disponível naquele momento e através daquele homem.

Os sete mistérios revelados do Talit sagrado

  1. PODER E AUTORIDADE – É símbolo do poder e da autoridade sacerdotal, sinal por excelência da dignidade sacerdotal. Os Valentes se vestem de vermelho. Naum 2:3 – Os Guerreiros são convocados a se vestir de vermelho, assim os vencedores seriam revelados. E não é por acaso que Jesus é revelado no Apocalipse como Aquele que se veste de vermelho: “Estava vestido com um Manto salpicado de sangue; e o seu nome é o Verbo de Deus” (Apocalipse 19:13).
  • O TALIT VERMELHO traz a agressividade ao inimigo, o poder total que o joga por terra.
  • O TALIT VERMELHO é a vitória registrada em sua vida, pelo Sangue do Cordeiro de Deus.
  • O TALIT VERMELHO transmite o poder aos guerreiros do Reino para jogarem seus inimigos por terra, pois os guerreiros se encontram debaixo da cobertura espiritual apostólica, do Sangue do Cordeiro, caminhando juntos com o Apóstolo Adelino de Carvalho
  1. PRIMEIRO HOMEM SEM PECADO – Como a estola era uma vestimenta utilizada por pessoas de certa dignidade, simboliza a dignidade do primeiro homem, do homem antes do pecado original. Serve também para lembrar ao homem que ele deve guardar a santidade de Deus e também deve tornar-se cada vez mais santo para o Senhor. Assim lembrando qual era o plano original de Deus para o homem, de lhe dar tudo que lhe fosse necessário.
  2. SANTIDADE – Simboliza também a inocência necessária para exercer a autoridade espiritual e a veste de glória que o servo bom e fiel usará em recompensa pelos seus méritos. Evoca, portanto, o traje de festa que o Pai colocou no filho pródigo quando ele voltou à casa. Só Deus pode nos dar tal vestimenta e tornar-nos dignos de sentar à sua mesa, ao seu serviço. (Lucas 15:11-32)
  3. JUGO SUAVE – Como é usada sobre o pescoço, assemelha-se a um jugo, o suave jugo de nosso Senhor, ou seja, as obrigações do estado sacerdotal. (Mateus 11:29).
  4. A OBEDIÊNCIA DAS OVELHAS – O TALIT sagrado, também simboliza as ovelhas que o Bom Pastor carrega sobre os ombros. “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. ” (João 10:14).
  5. O VOTO DE SACRIFICIO– Ela é sinal das sogas (cordas, amarras) com que nosso Senhor foi arrastado ao calvário. O símbolo do compromisso do sacrifício de Cristo por nós. Para nos lembrar que o preço do sacrifício foi muito alto. Por isso ao se revelar como vencedor vem vestido de vermelho para vencer: “Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia. Tem olhos flamejantes. Há em sua cabeça muitos diademas e traz escrito um nome que ninguém conhece, senão ele. Está vestido com um Manto salpicado de sangue; e o seu nome é o Verbo de Deus. De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações pagãs, porque ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador” (Apocalipse 19:11-13,15).

 

  1. AS ASAS DOS ANJOS REVELADAS PELO SALMISTA DAVI

Diz a Palavra de Deus “Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me debaixo das tuas asas” (Salmos 17:8).
Este Manto bendito da Oração, era antes usado somente pelos judeus. Hoje o “Manto Messiânico” é usado por cristãos do mundo inteiro, e traz na sua essência uma reverencia espiritual muito grande Um Talit vermelho, revelando a cobertura do Sangue de Jesus derramado na Cruz.

O  VERMELHO DA SENTENÇA DADA PELO ARCANJO MIGUEL
Diz a Palavra de Deus no livro de Salmos capítulo 91 versículo 4: “Ele te cobrirá com suas penas e debaixo de suas asas estarás seguro; a fidelidade Dele será seu escudo e broquel”.
O significado espiritual das “penas” de Deus, não tem nada a ver com sentimento de dó, nem com penas naturais de aves.
As penas a que se refere o Salmo 91 são as sentenças de Deus sobre os nossos inimigos; São as Sentenças de vitória e domínio espiritual do Arcanjo Miguel sobre todos que se levantarem contra que é do Reino e este debaixo desta cobertura.

A COBERTURA SEGURA

O Talit reflete a proteção das Asas do Altíssimo sobre os filhos de Deus em consagração ao Pai, através da oração.
É conhecido como o Manto da Oração porque quando é posto sobre a cabeça, ele provê um isolamento à pessoa que está em oração (isolamento do mundo físico) e previne a pessoa da dispersão, lhe dando FOCO para ter um momento de comunhão com Deus, em secreto.
Diz a Palavra de Deus:
“Mas tu quando orares entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto…” (Mateus 6:6).

Por Bispo Gilberto Gomes

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados