A estratégia de Davi para derrotar seus inimigos

Davi não era um simplório, Davi não era bobo. Ele tinha segredos espirituais, ele causava medo e terror nos seus inimigos, ele tinha estratégias espirituais, por isso o mundo inteiro copia a Davi. Por isso nós do Reino aprendemos a copiar Davi.

Ele mesmo sofrendo, nunca cruzou os braços e se acomodou. Ele partia para cima. Como o vale do sal que ele usou para derrotar os inimigos que não podia derrotar em circunstancias comuns. Não era magica, havia uma estratégia, um desdobramento, como uma corrente de batalha espiritual, que é feita de vários processos, vários passos, um após o outro. Isso aprendemos com Davi.

Quando se fala em derrotar inimigo não é só jogar no chão. Davi jogou o gigante no chão com uma pedra, mas o gigante ia se levantar e matar Davi. Então, houve um desdobramento. Davi pegou a espada, (que era de Davi, mas estava na mão do inimigo,) vou repetir, aquela espada era de Davi, não era de Golias, estava na mão do inimigo, porque essa espada é poder! Quem tem a espada tem o poder!

 

Davi na caverna de adulão, debaixo do éfode vermelho

 

1 Samuel 22:1,2 – “Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.

E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.”

 

Davi fugia do Rei Saul, que motivado pela inveja o perseguia. Davi se escondeu na caverna de Adulão. Um lugar que homens arruinados, derrotados na vida encontraram em Davi um capitão guiado por Deus. Caverna de Adulão é um lugar onde Deus prepara príncipes!

O éfode vermelho não é para paz, não é para misericórdia, é para partir para cima do inimigo, por isso ele é vermelho, tem a marca dos valentes de Davi, daqueles que partem para cima. Aqui se revela o exército dos poderosos de Davi. Deus levanta o homem do pó e o torna príncipe!

 

Isaías 41:13   – “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.”


Davi cobriu seus guerreiros com o éfode vermelho, debaixo de sua cobertura, da cobertura espiritual, estavam prontos para vencer:

 

1 Crônicas 11:10 – “E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.
Davi teve três atos proféticos poderosos

1º ato profético: Davi cortou a orla do manto de Saul

Quando ele cortou o manto do rei Saul. Ali Davi destruiu Saul. Cortar a veste de um rei significa tomar dele o reino, Saul perdeu o poder, porque Davi cortou o éfode dele, o manto dele:

1 Samuel 24:1-12 – “E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.
Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas.
E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna.
Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.
Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR. E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.
Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou. E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares. Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; porém a minha mão não será contra ti.”

O manto de Saul, significava, orgulho, soberba, inveja e feitiçaria, por que Saul era feiticeiro. Ao cortar a orla da veste de Saul, foi um ato profético poderoso. Davi ficou por cima, deixando o invejoso Saul, por baixo. Lá do alto Davi profetizou o reino de Saul em suas mãos. Ele não feriu Saul, pois não era da conta dele ferir Saul. Quem ia lidar com Saul era Deus, o exército poderoso de Deus, que está a serviço de quem está debaixo da cobertura sagrada do Reino.

 

2º ato profético: o Altar da Eira de Araúna

2 Samuel 24:24,25 – “Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata. E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel. ”

Quando o Davi levantou ao altar da eira de Araúna, a praga foi embora. E alguém pode falar assim: “Ah!!! Mas a praga continua no mundo? Continua sim! Macumba continua no mundo, droga, continua no mundo, feitiço continua no mundo, prostituição, continua no mundo, só que nós não somos do mundo, nós somos do Reino. Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com ele. E para nós a praga acessou.

 

3º ato profético: DAVI SACRIFICOU E LEVOU SEUS INIMIGOS NO VALE DO SAL

Ensinaram errado o povo, as igrejas se acovardaram e abandonaram o povo.  O Reino dos Céus é acolhedor, recebe a todos, o importante para nós é que você é filho de Deus.

Davi havia vencido vários inimigos, gigantes, e outros, mas por um tempo ele estava cansado, por lutar e a luta nunca acabar. Como você! Que luta, luta e luta, e a vitória não chega. Se não souber lutar, se não tiver estratégia como Davi, não tem vitória, até ele aprendeu que precisava da força do alto, ele precisava agradar a Deus. Foi quando Davi consagrou a Deus a prata e ouro que tinha:

2 Samuel 8:11-13 – “Os quais também o rei Davi consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara.
Da Síria, e de Moabe, e dos filhos de Amom, e dos filisteus, e de Amaleque, e dos despojos de Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá. Também Davi ganhou nome, voltando ele de ferir os sírios no vale do Sal, a saber, a dezoito mil. ”

Davi sacrificou ao Deus todo-poderoso e obteve FAMA DE VENCEDOR (renome), no Vale do Sal. Isso não foi coincidência, foi parte de um processo poderoso que Davi seguiu. O terceiro ato profético forte de Davi, o Vale do Sal, porque ele tentou destruir inimigos e venceu inimigos terríveis em vários lugares, mas foi no Vale do Sal. Que aquele que ele não conseguia vencer. Esses inimigos são problemas antigos, espíritos das trevas, demônios e espíritos dominadores que são através de influência o demônio não entra na casa da pessoa. Diferente de Saul que recebeu um espirito de morte quando buscou uma feiticeira. Saul morreu por causa do pecado, da idolatria e da feitiçaria. E ainda perdeu a salvação, atentando contra própria vida:

1 Crônicas 10:13,14 – “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. ”  1 Crônicas 10:4  “Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela. ”

Quando Saul teve a oportunidade de sacrificar e ouvir a voz do profeta, ele não fez:

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. ”

Davi porem fez diferente, ele estava disposto a obedecer, disposto a lutar, disposto a usar a espada, quando era a vez dele, ele agia. Quando era a vez de Deus e do Arcanjo Miguel, Davi confiava. Essa é a força do Reino, isso nos faz diferente. Quem tem a espada, tem o poder! Quem tem a espada está de acordo com o comando espiritual.

Agora é hora de seguir o exemplo de Davi e ouvir a voz do profeta. Sacrificar. Tomar a espada na mão e enfrentar o inimigo e vencer!

 

Mensagem ministrada pelo Apóstolo Adelino de Carvalho, dia 13 de setembro de 2020
Texto: Bispo Gilberto Gomes

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados