CAVERNA DE ADULÃO

“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em APERTO, e todo homem ENDIVIDADO e todos os AMARGURADOS DE ESPÍRITO e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens” (I Samuel 22:1-2).
Davi estava sendo perseguido por Saul e se escondeu na caverna de Adulão, que significa lugar da antiguidade; lugar de se receber, pela palavra do profeta, cura e libertação.
Davi também estava em aperto, endividado e amargurado de espírito em razão de sua situação, por isso atraiu pessoas que se identificaram com o seu sofrimento.
Quando estamos vivendo situações difíceis queremos fugir, queremos nos esconder, mas são nesses momentos que Deus quer nos tratar e Ele envia pessoas que estão vivendo situações semelhantes para aprendermos com elas. E na visão espiritual, estar em aperto é chegar no limite do recurso humano; quando estamos em aperto é porque esgotamos as possibilidades de sairmos de determinada situação.
Endividados são pessoas conscientes de seus erros, que perderam relacionamentos, constrangidas em seu meio social. Amargurados de espírito são pessoas com depressão, com traumas, tristes e sem esperança. Deus levou Davi àquele lugar, à caverna de Adulão, para derramar sobre sua vida a cura e a restauração.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

CAVERNA DE ADULÃO
LUGAR DE JUSTIÇA
Foi na caverna de Adulão que Davi se preparou para vencer todas as suas guerras, vencer o exército de Saul que injustamente o perseguia; Deus fez de Davi um grande líder na caverna de Adulão.
“E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir” (Deuteronômio 28:13).

CAVERNA DE ADULÃO LUGAR DE RECONHECIMENTO
Na caverna de Adulão foi onde a família de Davi o reconheceu como rei. Antes ele tentava provar sua capacidade, mas não era reconhecido. Na caverna, Davi formou um grande exército e passou a ser respeitado, não somente pelo povo, mas também por sua família.
“Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares” (I Samuel 18:7).

CAVERNA DE ADULÃO
LUGAR DE PROFUNDIDADE COM DEUS
A caverna de Adulão é lugar cheio de corredores e passagens subterrâneas profundas, pessoas que não as conhecem podem por elas se perder. Davi aprendeu a conhecer cada canto desta caverna, ou seja, ele se aprofundou na intimidade com Deus. Quando estamos na caverna de Adulão precisamos mergulhar na intimidade com Deus,
“Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:12,13).

CAVERNA DE ADULÃO SIGNIFICA REFÚGIO, ESCONDERIJO, JUSTIÇA
Davi estava se escondendo de Saul, mas esta gruta passou a ser lugar de refúgio, não somente para Davi, mas para todos os que precisavam de ajuda, “Mas eu cantarei louvores à tua força, de manhã louvarei a tua fidelidade; pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis” (Salmos 59:16).

CONCLUSÃO:
Líder é líder em todo tempo e lugar, em qualquer situação, e sempre atrai multidões. Davi era líder nato, e mesmo fugindo de Saul, liderou e cuidou de homens que precisavam de ajuda. Foi nesse lugar, nessa caverna, que Deus formou um grande líder e um grande exército.
“E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos” (I Reis 2:11).
Em Jesus encontramos esse refúgio, porque quando achamos que chegamos no fundo do poço Ele nos pega pela mão, e nos tira de lá; quando nos encontramos endividados, precisamos lembrar que Jesus já rasgou nosso escrito de dívida na cruz; e quando achamo-nos amargurados de espírito devemos lembrar que o Espírito de Deus ungiu Jesus para derramar O Óleo da Alegria sobre nossa vida (Isaías 61:3).

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados