A AUTORIDADE É O PRÓPRIO DEUS

CONHECENDO A AUTORIDADE ESPIRITUAL
Conhecer da autoridade espiritual significa conhecer o sagrado de Deus.
E essa deve ser a primeira lição aprendida por um seguidor de Cristo, pois quem conhece e preserva o sagrado, preserva a própria vida e vence todo e qualquer inimigo.
Rejeitar o conhecimento da autoridade espiritual torna o servo de Deus infrutífero, e vulnerável aos ataques do inimigo. Nada e ninguém pode destruir o povo de Deus, mas a falta do conhecimento destrói. Diz a Palavra de Deus: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” (Oséias 4:6).

MAS QUEM É AUTORIDADE?
Biblicamente falando, a autoridade é o próprio Deus. E somente Ele tem o governo absoluto, supremo e máximo sobre tudo e sobre todos; somente Deus é autoridade, e ninguém mais. O Senhor é a fonte eterna de toda autoridade, e nada foi criado sem a Sua permissão; tudo é mantido e estabelecido por Sua autoridade,
“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” (Colossenses 1:16,17).

A IGREJA – A MAIOR CRIAÇÃO DE DEUS
A Igreja é a manifestação viva da autoridade de Deus. E Jesus estabeleceu cinco dons ministeriais para promover a edificação, a disciplina, a ordem, o respeito, e a reverência; e assim Ele escolheu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres; ministérios esses que credenciam os escolhidos como autoridades delegadas pelo próprio Senhor, e se tornam também sagrados, pois, O Sagrado está neles.
“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado…” (Efésios 4:11,12).

REBELDIA ESPIRITUAL É PRINCÍPIO SATÂNICO E TRAZ CONDENAÇÃO
Quero aqui ressaltar que Deus e sua autoridade delegada não se separam, portanto quem entra em contato com uma autoridade espiritual, entra em contato com o próprio Deus; como também quem resiste, ou afronta uma autoridade, está resistindo e afrontando o próprio Deus; e as consequências são desastrosas.
“Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos” (Romanos 13:2).

PELA REBELDIA, É DECRETADA A QUEDA DO REBELDE
Vemos na Bíblia vários relatos de condenação para quem não se submete à autoridade de Deus; um dos principais exemplos é Lúcifer, que se recusou a se submeter à autoridade de Deus, sendo para sempre afastado e condenado à morte espiritual e eterna.
“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo” (Isaías 14:12,13).

A AUTORIDADE ESPIRITUAL DEVE SER TEMIDA
Temor a Deus significa reverência e respeito ao sagrado; nunca foi intenção divina amedrontar seus filhos com Sua autoridade, ao contrário, desde o princípio Deus sempre exerceu extremo amor para guiar e proteger o Seu povo.
O exercício da autoridade espiritual não é causar medo às pessoas, e sim trazer segurança, equilíbrio e ordem.
“Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá” (Romanos 13:3).

TEM AUTORIDADE QUEM OBEDECE A AUTORIDADE
Certa vez, alguns homens admirados com a autoridade que o apóstolo Paulo tinha para expulsar demônios, tentaram expulsar os espíritos malignos do corpo de um homem possesso; a tentativa foi fracassada e desastrosa, pois além deles não serem vistos, pelos demônios, como autoridade, ainda foram por eles surrados.
“Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: ‘Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? ‘Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos” (Atos 19:15,16).
Por que esses homens mesmo usando o poderoso nome de Jesus não puderam expulsar os demônios? Simples, eles não reconheciam, e nem obedeciam a autoridade de Paulo, como ungido de Deus. Por isso não tinham autoridade. Somente tem autoridade quem está debaixo de autoridade. E isso até os demônios sabem, e reconhecem, e a ela se submetem.