AS SETE COLUNAS DAS SABEDORIA

O grande problema enfrentado nos dias de hoje, não é social ou econômico, não são doenças ou problemas sentimentais, mas sim A INCERTEZA, a falta de como saber agir nas mais diversas situações. Desde o administrador que precisa saber como lidar com as situações difíceis em seu trabalho, quanto o pai ou mãe de família que não sabe como lidar com os filhos, ou mesmo o endividado que se desespera diante das dívidas, quanto aquele que infeliz no amor não sabe que atitude tomar.

Não saber o que fazer se tornou um risco muito grave, pois muitas são as decisões erradas tomadas no meio do caminho. Muitos se perdem em meio a opiniões e achismos ou mesmo em conhecimentos baseados em conceitos humanos que geram mais incertezas do que soluções.

É PRECISO TER SABEDORIA

A sabedoria precisa estar presente até no cozinhar dos alimentos, pois é do alimento que vem a saúde do corpo. A sabedoria precisa estar presente, também, nas tarefas simples e pouco valorizada, da limpeza de nossa casa, pois uma casa limpa e perfumada produz prazer e harmonia. Os que se dizem conhecedores, desprezam a sabedoria e as consequências os levam a morte, “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. ” (Provérbios 1:7). Não é fazer parte de uma igreja, ser religioso ou ter um diploma de teologia, mas uma ligação intensa e espiritual de Fé, temor e sacrifício, como Salomão que em meio a uma grande luta em sua vida aprendeu a ter. Salomão assumiu um reino quebrado e falido. O país estava em crise financeiro, Salomão perdeu seu pai, mentor, seu irmão queria dar um golpe de estado e Salomão não sabia o que fazer, mas, ele lembra de um princípio que seu pai ensinara – sacrifício. Davi sabia que o sacrifício anulava o sofrimento. Sacrifício nos dar poder e faz Deus se manifestar. Salomão pediu ao Senhor sabedoria, no primeiro sacrifício dele, Deus lhe dá riquezas e sabedoria. “E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos. Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu Pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu Pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? ” (2 Crônicas 1:6-10)

Sabedoria é um dom divino, algo que não é alcançado por meio de livros, aulas ou seminários. Muito menos herdado ou comprado.  “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” (Tiago 1:5-6).   A sabedoria é uma construção espiritual entre Deus e o homem, uma construção estabelecida em sete colunas que transformam a visão, esclarece os objetivos e define qual caminho é preciso seguir.

AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA

(“A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou (executou, decretou) as suas sete colunas” (Provérbios. 9:1).)

O profeta Isaías, revelado pelo Espirito de Deus, viu as sete colunas em sua perfeição revelado na forma do número sete: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. ” Isaías 11:2. Assim como cada tocha acesa de um castiçal ele foi revelado do poder do SABER que viria sobre Jesus e depois sobre todos aqueles que a buscassem.

1ª coluna o Espirito do Senhor – O poder da INSTRUÇÃO de quem está debaixo do domínio de um Senhor que tudo sabe e tudo vê, uma dependência que tira de nós o peso de uma falsa independência e nos dá um rumo certo instruído por Deus. “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. ” Deuteronômio 28:1

2ª Coluna – O Espirito de Sabedoria – O PODER DO SABER, o ensino real dado pelo Santo Espirito de Deus dado para aquele que recebe o mistério que está entre o alpendre e o altar, O saber agir em qualquer situação, ensinado por uma ação espiritual que dá a visão que conduz a conquistas.

3ª coluna – O Espirito de Entendimento – O entendimento dos tempos e sua forma de agir. Uma solução pode ser ideal para um tempo, mas não para outro. Como criar vários filhos, cada um tem seu tempo e compreensão, cria-los como se fossem produtos de uma fábrica de uma mesma maneira, pode dar certo para um, mas não para outro.

4ª coluna – O Espirito de Conselho – Os apóstolos, sendo homens de Deus escolhidos pelo Espírito, quando iam decidir as coisas da igreja, se reuniam com os presbíteros para discutir e resolve-las. Por serem apóstolos, poderiam decidir sozinhos, mas é sábio ouvir o outro, e esse entendimento de saber ouvir te faz calcular, prós e contras, da ideia proposta, para que no futuro isso não venha lhe causar dano algum. (Provérbios 15:22). Aplicando na sua vida pessoal, isso significa que você vai sair por aí contando a sua vida para todo mundo só para ouvir uma multidão de conselhos??? Claro que não! Quem lê a Palavra do Espírito ao pé da letra, se dá mal. A Palavra é do Espírito, deve ser lida na revelação.

5ª coluna – O Espirito de fortaleza – uma INTELIGENCIA sobrenatural que observa o que devemos ouvir ou falar, o cuidado em tomar decisões e ações das mais pequenas até as maiores. Uma inteligência que sobrepõe a visão humana e conduzi ao caminho certo. O Espírito de fortaleza ensina ao homem a confiar na sabedoria e não nos sentimentos do coração, ou seja, não confiar em intuições: “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo” (Provérbios 28: 26).

6º coluna – O Espirito de conhecimento – A Sabedoria de Deus é a aplicação da experiência vivida numa relação pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, com base na sua Palavra, e que nos permite colocar os nossos olhos no alvo, sem pensar que já “alcançámos” alguma coisa. Esta é a sabedoria da humildade que Paulo ensina, e que tem a ver com a vocação que Deus nos dá. “Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3:12-14

7ª coluna – O Espirito de Temor – Apesar de ser citado por último é o que vai na frente, pois através dele o acesso a sabedoria começa. A PRUDENCIA de quem sabe a quem realmente deve temer traz grandes resultados. Toda sabedoria vem de Deus por isso somente os sábios o temem, no sentido de honrá-lo e obedecê-lo. Tudo que vem de Deus é bom e perfeito e o conhecimento das coisas de Deus nos faz vencer aqui na terra e conquistar o céu. O temor do Senhor é SENSATO (Salmo 111:10); É PURO (Salmo 19:9); DÁ CONHECIMENTO (Provérbios 1:7); PROLONGA VIDA (Provérbios 19:23).

 

Aquele que teme ao Senhor é sábio e na sua sabedoria sempre o honrará, sempre dará glória a Ele, sempre andará em seus caminhos, sempre viverá por princípios e quando acidentalmente pecar, sabiamente pedirá perdão pois teme a Deus e persiste em seus caminhos. POR ISSO SALOMÃO SACRIFICOU, NÃO ERA UMA BARGANHA POR SABEDORIA, MAS UM RECONHECIMENTO DA SOBERANIA E UMA DECLARAÇÃO DE TEMOR A ESSE DEUS TODO PODEROSO.

AGORA É COM VOCÊ!

Não será por “boas intenções” ou por estar numa igreja com carteirinha de membro que você irá alcançar sabedoria. Se você não buscar com todas as suas forças no santuário para obter sabedoria, vai continuar batendo a cabeça e sofrendo por decisões erradas. Agora é com você, busque com todas as forças por esse poder. “Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. ” Provérbios 2:3-5

Por Bispo Gilberto Gomes

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados