VISÃO DE FUTURO

Papo cabeça
Por Ana Paula Villar

Desde muito pequenos somos cercados por perguntas sobre o nosso futuro, ‘O que você vai ser quando crescer? Qual carro você mais gosta? Qual curso você vai fazer na faculdade? Em que área você vai trabalhar?  Desde muito pequenos somos cercados por perguntas sobre o nosso futuro, ‘O que você vai ser quando crescer? Qual carro você mais gosta? Qual curso você vai fazer na faculdade? Em que área você vai trabalhar?  E muitas outras perguntas. Mas você, jovem, já parou realmente para pensar no seu futuro?  Algumas pessoas acham que futuro se define apenas por estudo e trabalho, e acabam não dando a devida importância a que esse “assunto” requer. No mundo espiritual, um pequeno desvio nosso, de caminho, é capaz de acabar com todo o plano lindo de Deus para nossa vida. Por isto, nós que vivemos na dependência de Deus, precisamos ter firmeza de pensamento, foco nos nossos objetivos, para não nos desviarmos do caminho.Por muitas vezes, algo passageiro nos parece mais atrativo do que aquilo que realmente vai fazer a diferença no nosso futuro. E por parecer mais atrativo, muitos jovens, não focados no seu objetivo, acabam se enganando ao dizer: “Eu vou fazer isso agora e depois eu penso no futuro, eu ainda sou jovem, e tenho muito tempo pela frente”. Muitos já se valeram dessa posição, diante das tentações, e sofreram graves consequências.  E nisso mora o perigo, pois, são em pequenas ações assim, em pequenas e erradas decisões, que você pode se perder. Em uma das minhas primeiras colunas neste Jornal, eu falei sobre “caminho e atalho” e muitos jovens, apesar de saber sobre isso, ainda acabam caindo nessas pequenas e perigosas ciladas.Pare e Pense: Porque será que mesmo conhecendo Jesus, e conhecendo as promessas de Deus para nós, ainda assim vacilamos? Se sabemos que as promessas de Deus são perfeitas, porque às vezes nos deixamos enganar pelo que o mundo nos oferece (ilusão e mentiras)?A Palavra de Deus nos diz que o coração é enganoso, e assim sendo, em muitas situações o que para nós parece certo, não é o que Deus preparou para nós, “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 14:12). Por isso, jovem, antes de tomar qualquer decisão pare e pense, pois, o caminho dessa decisão poderá lhe proporcionar consequências desastrosas, e o conserto de rota nem sempre é possível. Saiba que por mais que as promessas do mundo sejam tentadoras, e pareçam incapazes de lhe provocar males, lembre-se de que elas são efêmeras,  nada comparadas às promessas de Deus. Abra o seu coração, entregue os seus planos nas mãos de Deus, e mesmo que eles não se realizem, espere certo de que Deus preparou algo muito maior, e melhor, para a sua vida!Diz a palavra de Deus: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” (Salmos 119:9).Jovens, sejamos cabeça, tenhamos a mente de Cristo!