A salvação está na igreja

“Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos Eu sou o Senhor, o Deus de vocês” (Levítico 18:4).
Quando revelados a seguir a Cristo, somos então conduzidos a viver em constante mudanças profundas, e, não redundante, profundamente significativas.
Eu tenho observado que existem pessoas que são transformadas rapidamente; já outras, de forma mais exigida, não tão rápida. Mas na verdade todo cristão está, em todo tempo, passando por transformações; sendo lapidado, como se faz com uma pedra preciosa. O homem que se rende a Deus vive em luta, para ser contrário a velha natureza.
A Bíblia declara que Deus é quem nos torna o que devemos ser, deixando para trás o velho homem, “Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:20-32).
Esta é Palavra libertadora, que nos liberta do terrível fatalismo de que a mudança é impossível. A Palavra nos liberta de visões mecanicistas que fazem de nossa origem o nosso destino. Os mandamentos de Jesus nos vêm acompanhados da verdade libertadora, verdade que nos transforma, e nos faz novos na fé, na visão da igreja, e no amor espiritual, e, nos conduzindo ao Caminho, nos realiza.
A Palavra nos assegura que não há outro modo, não há outro meio, não há outro caminho de salvação, que não seja por Jesus, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Fora da igreja não há salvação.

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados