RECIPROCIDADE DE AMOR E HONRA

“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também” (Lucas 6:31).
Reciprocidade é fator essencial em uma relação, para que se ame e seja, igualmente, amado. Se não houver reciprocidade, obviamente haverá amor de uma só parte; amará e não será amado, correspondido.
Alguém do seu convívio, alguma vez, em algum lugar, te vendo fez como se não o tivesse visto? Pare e pense, e se a resposta é sim, certamente a ação dessa pessoa lhe causou dor.
Uma pessoa querida, te vendo, fingir que não o está, é o degrau mais baixo da humilhação, e isto pode acontecer até mesmo dentro de casa, por parte da própria parentela, “E assim, os inimigos do homem serão os da sua própria família” (Mateus 10:36).
A palavra de Deus nos fala que pessoas fazem isto com Ele, fazem de conta que Deus não existe; esses não tendo coragem de declarar que não acredita em Deus, não fazem como os ateus, os pagãos fazem, pelo contrário, dizem que são de fé, que acreditam em Deus, mas somente o fazem da boca para fora, o coração com isto não condiz, “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mateus 15:8).
Esta gente da qual nos fala a Palavra, por um tempo determinado, até praticou mesmo a fé, esteve na igreja, reconheceu precisar de Deus, mas sua fé estava ligada, fundamentada, no homem, e tão logo se decepcionou com o homem desprezou a Deus, não sabendo, ou sabendo não temendo, que o desprezo a Deus os separariam, pois Deus honra quem O honra, “Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados” (I Samuel 2:30). Entenda que só existe uma forma dos teus inimigos lhe destruírem, lhe tirando do Santuário.
O Santuário é o esconderijo do altíssimo, enquanto você estiver dentro do esconderijo, você está guardado, saiu fora do esconderijo de Deus, perdeu a guarda, “Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade. O Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugia” (Salmos 37:39-40).
A comunhão com Deus é caminho formado de mão dupla, em ação recíproca. E na vida com Deus, na intimidade do homem, da mulher, do jovem, com Deus, há verdadeira reciprocidade. O homem busca a face de Deus, e Deus na Sua infinita bondade e misericórdia o atende, fazendo recíproca a intimidade espiritual. “Aos que me honram honrarei. ” Disse Deus.
Reciprocidade.