A JORNADA DA VIDA

Papo cabeça
Por Ana Paula Villar

Há um momento na vida, de todas as pessoas, que as mudanças começam a acontecer, seja na idade, na personalidade, no caráter, e, ou, em tantas outras coisas, como passar da infância para a adolescência; passar da adolescência para a juventude; passar da juventude para a vida adulta. E assim, mudanças estão sempre acontecendo na nossa vida, a vida toda.
Quando se é adolescente e está passando para a juventude a única coisa que se consegue pensar com afinco é que seus 18 anos chegue logo, para então se tornar “independente”.
E como se espera, o tempo que passa rápido, logo chega seus 18 anos de idade, e o adolescente se torna jovem, e da mesma forma, logo vem a passagem para a vida adulta, onde então o pensamento é vida familiar, casa, família, filhos.
Mas saiba que mais importante que a linha da chegada é o caminho que se percorre para chegar, e o que se aprende enquanto caminha. Isto é fator importante, determinante para reflexão, pois esse caminho, esse trajeto, essa experiência, vivida e adquirida, é que definirá o que jovem será na vida.
Falando diretamente com você adolescente, jovem, adulto inteligente: Suas escolhas, e suas atitudes, define o que você irá colher, ou conquistar,
“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá” (Salmos 1:6).
A nossa jornada faz a nossa história, e muda-la no percurso da construção, depende, exclusivamente, de nós, pois a cada passo que damos enfrentamos desafios pelo caminho, e, então, são nossas escolhas, nossas decisões, no decorrer da jornada, que define como será a nossa chegada, e quais serão nossas conquistas.
Então é fundamental que façamos o percurso de nossa jornada guiados, conduzidos, pelo Espírito de Deus à nossa frente. Essa sim deve ser nossa principal escolha. Andar com Deus. Ele, o Todo-Poderoso, já nos escolheu, e isto antes mesmo de nascermos, registrado no livro do profeta Jeremias: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações! ” (Jeremias 1:5).
Mas, em contrapartida, Ele também nos deu a liberdade de escolher se vamos seguir nossa jornada com Ele à frente, ou não.
Nós não sabemos aonde nossa jornada nos levará, não sabemos o que há no final do caminho, o que nos espera no dia seguinte, mas Deus o sabe, tanto, que nos deu Jesus, o Caminho.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).
Ao escolhermos seguir O Caminho, certamente, chegaremos ao destino, realizados e felizes.
Papo cabeça é uma conversa sincera, franca, reta, na visão jovial do apostolado de Cristo, onde a essência é Jesus, e o objetivo é a realização de nossos sonhos.