JESUS RESSUSCITOU. ELE É A VIDA!

SALVAÇÃO
Por Neusa Dias

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1).
Os não regenerados se encontram num estado de morte espiritual. E para se tornarem vivos, espiritualmente, somente através da obra poderosa e eficaz do Espírito Santo, em sua alma. Esta Obra é a regeneração espiritual, de Deus no homem, animando-o, concedendo-lhe vida (Efésios 2:1). Pela Palavra, toda a humanidade, por meio do primeiro homem (Adão), foi sentenciada a morte, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).
A morte espiritual é semelhante a morte física, e por estarem mortos espiritualmente, os não regenerados não podem fazer bem espiritual algum, senão após serem “animados”, quando então recebem vida pelo Espírito Santo, tornando-se vivos em Cristo.
Diz a Palavra de Deus que Adão, em estado de inocência, possuía também vida espiritual, mesmo vivendo separado da vida de Deus, vivendo por conta própria, segundo os instintos do coração enganoso, assim chamado os que vivem na ignorância espiritual, “E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza” (Efésios 4:17-19).
Exatamente assim se encontram os que vivem tão somente em estado natural, separado da vida de Deus, portanto, o homem natural nada pode fazer para agradar a Deus, e, assim sendo, não cumpre o propósito de Deus para sua vida, mas somente depois de aprendendo, receber vida espiritual em Cristo, “Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que os tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ato trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espirito vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:20-24).
A vida é vista por atividades, e contrastada pela morte, que é a inatividade. Profundo isto. Essas atividades, procedentes de caráter racional, entendimento, do homem, demonstram que ele foi criado como um agente vivo, livre e mortal.
Então, a morte natural, física, nada mais é que a separação da alma, do corpo, quando então as atividades vitais cessam. Assim, se pela ignorância, e desobediência de Adão (homem), entrou a morte, pela obediência de Jesus reinou a vida (I Coríntios 15:21).
Cristo é a Igreja! Assim, a Salvação está na Igreja; fora da Igreja, não há Salvação.