IGNORÂNCIA ESPIRITUAL

AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
Por Bárbara Barcellos

Ignorância significa não enxergar, não ver, desconhecer por completo. Nada é pior do que viver numa casa onde as próprias pessoas da família ignoram um ao outro; veem, mas não enxergam; escutam, mas não dão ouvidos.
A ignorância espiritual é, literalmente, o desconhecimento brutal do que acontece no mundo espiritual, “O homem prudente sabe julgar os fatos da vida, mas a mente do tolo é cheia de ilusões e enganosa (Provérbios 14:8).
O ignorante tem olhos, mas não vê; tem ouvidos, mas não ouve; tem boca, mas a usa, principalmente, para falar contra si mesmo, porque não sabe dos males que uma palavra maldita pode causar; a verdade é que a ignorância espiritual causa sofrimentos terríveis na vida de uma pessoa.
No dizer da Palavra de Deus, uma pessoa pode estar na igreja, ler a Bíblia, orar e jejuar, mas se essa pessoa não tiver o conhecimento da revelação dos atos proféticos, para derrubarem seus inimigos, essas pessoas constantemente serão brecadas, impedidas, por uma legião de espíritos das trevas comandada por um principado chamado “rainha do céu “, de alcançarem a tão sonhada vitória.
Esse principado foi o que tentou impedir Daniel de ter sucesso no seu ministério. E para a reversão da situação, a favor de Daniel, foram necessários 21 dias de JEJUM para que o Arcanjo Miguel intervisse em favor da chegada da revelação trazida pelo Arcanjo Gabriel até ao profeta.
Quem não tem conhecimento espiritual da força da ESPADA do Arcanjo Miguel acaba sendo derrotado, não pelo inimigo, mas pela própria ignorância espiritual, ou seja, a falta de conhecimento espiritual, “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei…” (Oséias 4:6).
A ignorância espiritual é raiz de males terríveis; é procedência de conflitos, desacertos, erros, às vezes, irreversíveis, na vida do homem, e da mulher, que não busca conhecer com profundidade das coisas de Deus.
A Palavra de Deus nos fala no livro de Jeremias capítulo 7, em especial, sobre os perigos que as pessoas correm por desconhecer do mundo espiritual; e Deus fala de Seu próprio povo, povo esse que está dentro da igreja, que dizem servir a Deus, mas levados pela a perigosa, e destruidora, ignorância espiritual, ferem o sagrado de Deus com ações de loucura; servindo a deuses estranhos, por não terem conhecimento, discernimento espiritual, e com isso não tem temor, “Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira” (Jeremias 7:18).
Uma pessoa ignorante, espiritualmente, é alvo certeiro do ataque dos espíritos das trevas, pois a ignorância espiritual cega a pessoa, tirando-lhe a visão do sagrado de Deus.