Gratidão

AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
Por Bárbara Barcellos

Eu quero nessa edição falar sobre gratidão e a conspiração dos céus a nosso favor. Antes é necessário se ater ao ensinamento e experiência espiritual, e atenciosamente ler e refletir, para sentir e compreender isto.
Quando a Palavra de Deus nos diz que em tudo devemos dar graças é porque devemos ser gratos, e agir como gratos. E ser grato não se limita apenas em dizer: “Obrigado; obrigada ”; ser grato é agir com gratidão, plantando bondade, e testemunhando o favor recebido, mas para falar de gratidão, antes vou falar sobre soberba.
A soberba precede a queda; o soberbo é altivo; orgulhoso; e ingrato. Observe que se você faz um bem ao soberbo ele agradece a Deus, mas não cita seu nome, que foi, quem Deus colocou no caminho dele para ajudá-lo.
O soberbo agradece a natureza, ao universo, ao vento, às nuvens, a tudo que não é humano, mas jamais a quem, verdadeiramente, lhe estendeu a mão, em nome de Deus.
Vou lhe contar uma história que aconteceu comigo. Certa vez eu estava com o Apóstolo Adelino de Carvalho, meu esposo, no aeroporto de Tel Aviv – Israel, e trazíamos muitas malas, com objetos sagrados para os irmãos nos Santuários; e estávamos sós, e com várias malas ficou difícil equilibra-las no carrinho do aeroporto. E imagine que a caminhada já havia sido difícil nos dias de árdua peregrinação, em jejum e sacrifícios, sob o sol escaldante do deserto de Israel. Enfim, tudo contribuía para uma grande exaustão, agora também do hotel ao aeroporto, na reta final de nossa viagem.
Eu já estava quase chorando, devido as dificuldades, quando de repente, aparece um pequeno grupo de brasileiros que reconhece o apóstolo, se mostrando muito felizes em encontrar quem por eles ora todas as madrugadas. E houve- se, então, um breve momento de abraços e troca de testemunhos, e eles logo começaram a distribuir nossas malas entre o grupo, nos ajudando a embarcar, dividindo o peso, se sentindo muito abençoados em ajudar um homem de Deus que tanto os tem abençoado na vida.
O que eu quero dizer com isto é que a gratidão é como uma bola de neve, sempre que semeamos o bem, e agimos com boa intenção, os céus conspiram em nosso favor, e os anjos de Deus agem, colocando pessoas boas em nosso caminho, em todo tempo, em todo lugar.
O soberbo é sozinho; o soberbo não pede ajuda; e não pede para não precisar agradecer. Se você faz o bem, e encontrar no seu caminho um ingrato, não se entristeça, pois, os anjos de Deus colocarão no seu caminho muitas pessoas gratas e lhe farão o bem. “…com gratidão em vossos corações…” (Colossenses 3:16)
O ingrato escreve na areia; o grato escreve na rocha.