ENSINANDO AS CRIANÇAS NO SANTUÁRIO

AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
Por Bárbara Barcellos

Porque Jesus falava por parábola?  Porque Jesus falava por parábola?  A parábola facilita o entendimento. Existem dois tipos de crianças: As que vão para o Santuário, onde recebendo a bênção do Altar, se tornam inteligentes, e obedientes, crescendo apaixonados pelo Reino dos Céus.  Diz a Palavra de Deus: “Jesus, porém, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque delas é o Reino dos Céus” (Mateus 19:14). A criança crescendo dentro do Santuário é criança feliz, pois cresce forte e sonhadora, com saúde, adquirindo o dom de cantar, de dançar, de orar, e aprende, em meio a tantas maravilhas do Senhor, a ter temor de Deus, o princípio da sabedoria, “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo, a prudência” (Provérbios 9:10). E as crianças que os pais não as levam para o Santuário; essas, sem receber orientação espiritual, sem aprender das coisas lindas de Deus, crescem desprovidas de sonhos, de inteligência espiritual, e vão se tornando crianças desobedientes, rebeldes à orientação dos pais, dos avós, dos professores, pois lhes falta o alimento espiritual que as faz fortes, alimento esse que vem do Altar, na unção feita pelo profeta de Deus, profeta que orienta e ensina, dentro da Palavra, como educar a criança, na prática, com amor, antecipando-se aos maus hábitos que essa possa a vir desenvolver sem a unção do Espírito em sua vida.  Uma criança sem a unção do altar aprende logo a xingar palavrões, a brigar, a responder mal a quem lhe quer bem, pois não aprende a orar, e por tanto, nem a sonhar, tendo grande dificuldade, ao crescer, em vislumbrar, enxergar um futuro promissor, tendo à sua frente a realidade cruel do mundo, realidade essa que logo a “cega”, a domina, no mundo espiritual.  Ao ministrar para as crianças no Santuário gosto muito de trabalhar a visão dos sonhos, na vida delas, pois assim projeto em cada criança, diante do altar, um jovem sonhador e forte que lutará bravamente, até conquistar a realização de seus sonhos. E isto é gratificante demais!   Os sonhos de uma pessoa são o que a move; o que a impulsiona a lutar; o que a faz ver que vale a pena sacrificar. Em contrapartida, a ausência de sonhos gerará na criança um adulto predestinado a perder; a desistir no meio do caminho, pois sem o conhecimento, a unção, e os sonhos, a criança receberá a influência da malignidade do mundo, e se perderá nos caminhos da desilusão, do fracasso, do horror do mundo sem Deus.  E diante de tanta destruição que o mundo apresenta, as pessoas, cada vez mais, têm lutado pelos valores familiares, reconhecendo que a família é uma instituição sagrada de Deus; e que a falta de sonhos, a falta de inspiração de se ter uma carreira profissional bem-sucedida, de se ter uma família linda, e conquistas pessoais, tem gerado a degradação das famílias, e dos lares.  Ensinar as crianças, no Santuário, a se ter fé inteligente é implantar nelas os sonhos de Deus para sua vida.