Chamados e escolhidos

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” (João 15:16).
Antes da escolha existe o chamado. Ser escolhido por Deus é motivo de grande honra, quem não gostaria de ser escolhido de Deus? Muitos são os chamados por Deus para Sua obra, mas poucos os escolhidos.
Jesus certa vez disse: “Orem ao Pai para que envie mais trabalhadores, porque a seara é grande, mas são poucos os trabalhadores” (Lucas 10: 12).
Quando nos atentamos para a escolha de Deus vemos claramente a diferença entre ser chamado e ser escolhido. O evangelho está sendo pregado por toda parte, e será por todo o mundo, mas nesta pregação, é feito o chamado para a salvação em Cristo Jesus, e aquele que crê que Ele vive é salvo. Mas até então é confortável ser chamado, pois entra ainda o livre arbítrio, atender ou não ao chamado. Mas atendendo, recebe-se a salvação, pois todo aquele que reconhece Jesus como o único salvador é salvo.
Aleluias, eis então uma grande decisão do homem chamado, curvando-se ao Todo Poderoso e ganhando vida eterna.
Mas ser escolhido, ser separado, ser elegido por Deus implica receber o galardão. E qual é a condicionante de Deus para essa seleção, para essa eleição, para então se receber GALARDÃO?
Às vezes vivemos alta expectativa num determinado grupo de atletas, selecionados, para entrar em campo. E conforme a competição daquela modalidade vai acontecendo sofremos alta decepção, com alguns ou até mesmo com o grupo. E isso nos serve de alerta para nosso dia a dia. São lições da vida diária.
Pare e pense: quando você seleciona uns entre tantos você está acreditando em alto nível no resultado, na produção desse grupo, grande ou pequeno. E se esses não produzem, não valeu a escolha, não é assim?
Fundamentado em quê, propriamente, Deus escolhe? Você sabe qual é a condicionante de Deus para a escolha dos Seus discípulos?
Na primeira linha dessa coluna está a resposta. Frutos. Deus quer frutos.
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” (João 15:16).
Deus nos escolheu para darmos frutos que permaneçam, e que frutifiquem.
E o que significa dar frutos? Dar frutos significa servir, resgatar pessoas do sofrimento, evangelizar com amor e por amor, ganhar almas, e fazer desses frutos NOVOS TRABALHADORES, os quais são o nosso galardão. A salvação é para todos os que creem, mas o galardão é conquistado com obras, com frutificação. “Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de Tuas mãos” (Hebreus 2:7).
E lembre-se só há salvação na igreja, fora da igreja não há salvação.

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados