BARTIMEU RECEBEU A PALAVRA REVELADA

SALVAÇÃO
Por Neusa Dias

“Quando ouviu que era Jesus que passava, começou a gritar: Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” (Marcos 10:47).
Jesus passava por Jericó, e mesmo sabendo que em poucos dias haveria de morrer na cruz, não olhou para Si mesmo (para sua carne que seria dilacerada), antes teve misericórdia do pobre cego Bartimeu, evidenciando Seu amor, Seu coração que se condoía de misericórdia para com o sofrimento do próximo.
Isto é muito forte, e profundo, pois todas as vezes que Jesus operou Seus milagres Ele tomou o lugar do pecador, do sofredor; Jesus naquele momento, diante do cego Bartimeu, foi à escuridão para dar-lhe vista, fazendo-o ver.
E assim, Jesus escrevia Sua história, emudecendo para dar voz; tropeçando e se arrastando para fazer andar perfeitamente o paralítico; teve suas mãos feridas e vazadas para curar mãos ressequidas; perdeu sangue para estancar hemorragias; enfrentou e derrotou o diabo para libertar cativos e oprimidos; Se entregou à morte para ressuscitar os mortos (Isaías 53:4).
Bartimeu conhecia sobre Jesus, sabia que Ele era da linhagem de Davi, o Messias prometido, e que Ele enxergaria sua necessidade, tomando sua cegueira como se fosse dEle, porque Bartimeu conhecia a profecia messiânica de que o Justo tomaria o “nosso” lugar.
E foi isso que fez Bartimeu gritar, cada vez mais alto, sem Se incomodar com a censura da multidão, multidão essa interessada nos milagres, somente, Bartimeu queria mais! Ele não havia nascido cego. A visão lhe fora arrancada! Ele estava debaixo de maldição, a capa que ele carregava sobre seus ombros autentificava seu castigo e determinava que ele poderia sobreviver de esmolas, apenas.
Que “doce” e lindo encontro Bartimeu teve com Jesus naquele momento; era o encontro com a Profecia, e ele não poderia deixar aquele momento lhe escapar, então ele gritava cada vez mais alto: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”! E Jesus o ouviu, e o atendeu, fazendo-o ver.
O coração de Jesus, cheio de compaixão e misericórdia se compadeceu do coração ferido de Bartimeu, dos sonhos mutilados de Bartimeu, e mudou sua sorte.
Esta também é uma passagem maravilhosa, quando Jesus ordenou que Bartimeu abrisse os olhos, e vesse novamente, Jesus naquele momento não falava somente da visão física, porque quando Bartimeu viu a luz ele viu a Luz da Vida! Ele viu a profecia se cumprindo diante de seus olhos, e o castigo que estava sobre seus ombros lhe foi tirado (Isaías 53:5).
Bartimeu recebeu a Palavra revelada e viveu dela, diferente dos que só buscam um milagre.
Bartimeu seguiu o Mestre pelo caminho, e só segue o Mestre (a igreja) os que recebem a Palavra revelada, a revelação da profecia. E não se esqueça: Só há salvação na igreja; fora da igreja não há salvação!