2020 ANO VERDE – Esperar (FÉ) esperançar (AGIR)

CULTURA DO REINO
Por Suzana de Paiva

Pelo dicionário, o significado de esperança está fundamentado em confiança de que algo bom irá acontecer; crença de que um desejo se tornará realidade; boa expectativa. Pelo dicionário, o significado de esperançar é almejar, sonhar, buscar, agir; contrário de esperar.
Pela Palavra esperar é confiar, é acreditar, não duvidar, e crer, de todo coração de que Deus tudo fará por nós.
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1).
Pela Palavra esperançar é esperar com ação, com atitude, com serviço, com obra, com testemunho, seguindo avante determinado a abraçar a vitória, sem medir esforço. Deus fez a parte d’Ele, agora é a minha vez, a sua vez, de fazer nossa parte, pois Ele está em nós.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” (Filipenses 4:8,9).
Ouvi, recentemente, uma palavra de sabedoria espiritual, do apóstolo Adelino de Carvalho sobre o verbo esperançar que me despertou com alegria para o novo tempo, me fazendo ver que Deus faz tudo no tempo d’Ele. NADA, Deus faz antes ou depois; TUDO, Deus faz no Seu tempo.
O apóstolo ensinou nessa palavra de sabedoria o verdadeiro sentido de o verbo ESPERANÇAR, quando disse que esperançar é exatamente o antônimo, o contrário, do verbo ESPERAR.
E com isto eu aprendi que, eu esperar acontecer tira de mim a responsabilidade de trabalhar, de agir, de fazer, para acontecer. Mas se eu, em alta velocidade, reajo e “corro atrás”, se eu “descruzo os braços”, se eu “arregaço as mangas”, e “parto pra cima” em busca do que eu quero me torno responsável pela vitória que tomarei posse.
Chegou o tempo de Deus prosperar o Seu povo, nos prosperar; povo que esperamos n’Ele com paciência, e que agora esperançamos com Ele, para a tomada de posse da prosperidade que vem d’Ele.
Enfim, esperança e esperançar são paralelos, pois, somente tem esperança, e luta bravamente, para tomar posse do troféu da vitória quem tem Deus; compromisso com Deus.
Quem se acomoda, e, parado, espera acontecer, é vencido pela a astúcia do inimigo, mas quem esperança e parte pra cima dele o vence (registrou o apóstolo nessa palavra).
“…Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Filipenses 2:4,5).

© 2017 | Reino dos Céus | Todos os direitos reservados